9 de octubre de 2008

Fim da missão de Cabo Verde a Bolívia


Por: Fidel Carlos Cardoso de Pina* - Publicado no www.asemana.cv, no dia 09/10/2008


A visita da missão de Cabo Verde a Bolívia terminou, com resultados positivos, no dia 4 de Outubro, pelas 14 horas. Esse momento foi, no entanto, de alguma tristeza, pois os representantes do Ministerio da Educação e Ensino Superior deixaram nostalgia no aeroporto de Cochabamba.
Os dois enviados do governo chegaram na terça-feira última à Bolívia e não poderia ser melhor a recepção deles no aeroporto. Com dois autocarros, cerca de oitenta estudantes mobilzados pela Federção Caboverdiana de Estudantes na Bolivia, acolherem a delegação da cidade da Praia de forma calorosa, com flores e num ambiente de festa. Embora a visita realizada por estes senhores, tenha tido um carácter exploratório para a recolha de informações, deixaram uma boa impressão no tocante à perspectiva para se resolver os problemas da comunidade crioula em Cochabamba e La Paz.
Com muito trabalho realizado durante os poucos dias vividos aqui na Bolívia, a Directora Geral de Formação, Qualificação e Quadros (DFQQ) do MEES, Astrigilda Silveira, e o assessor da titular da pasta da Educação, Manuel de Carvalho, analisaram a nossa situação académica, visitaram e conheceram as infras-estruturas do Univalle e inteiraram-se das verdadeiras condições em que os estudantes cabo-verdianos ali vivem.
Outro aspecto importante a realçar foi uma reunião organizada pela Federação Caboverdiana de Estudantes na Bolivia, entre os caboverdianos e os representantes do Ministerio de Educação e Ensino superior. Foi um encontro muito produtivo, onde a Dr.a Astrigilda e Dr. Manuel comportaram-se como verdadeiros amigos e, por momentos, sentimos como se fossem os nossos pais, pois deles ouvimos vários conselhos extremamentes úteis para o nosso dia-a-dia. Eles prestaram também esclarecimentos sobre dúvidas levantadas e sobretudo nos apoiaram, motivaram e encorajaram. Ou seja, com simples palavras, eles nos transmitiram forças para que terminemos com sucesso este longe percurso da vida de estudante.
Apesar da Bolívia estar a muitas milhas da nossa terra, foi o lugar donde acreditamos que fosse possivel a realização dos nossos sonhos. Para colocar em prática os nossos conhecimentos que nos foram legados, não importa o país donde formamos. O importante é que sejamos bons profissionais de grandes conhecimentos.
Mas não é próprio do cabo-verdiano que parte para outros paises completamente desconhecidos em busca de um futuro melhor? A juventude cabo-verdiana na Bolívia sente-se um pouco triste pelo facto de, infelizmente, certas pessoas falam mal da Bolivia, sem terem o verdadeiro conhecimentos das coisas. Mas esta é uma situação que ficou, com certeza, clarificada e resolvida com a recente visita da delegação do MEES à Bolívia.
Vamos persistir para realizar os nossos sonhos! Não é próprio da juventude desistir. A Juventude rima com força, coragem, persistência, com também alegria, diversão e amor. E esta harmonia entre a responsabilidade e a diversão, entre o medo e a coragem, entre o ontem e o amanhã, é que faz a juventude avançar, arrastar e trazer o país consigo.

*Estudante de Direito e Ciências Jurídicas, em Cochabamba.

1 comentario:

Anónimo dijo...

PARABENS MALTAS BLOG TE MUT COOL, UM FCA CONTENTE DE SABE QUE GOVERNO DE CV BA VISITA BSOT, E ASSIM MIM TE OTCHA QUESS COSA QUE BSOT TI TA FAZE E MUT PA INFORMA MALTAS MANERA QUE BSOT E O K BSOT TA FAZE, GRANDE IDEA MALTAS E TB UM TE FCA CONTENTE DE SABE QUE NHA GRANDE AMIGO KARSH TA MITID NA ASSOCIAÇAO SEMPRE UM OTCHAL UM PESSOA DINAMICO, PARA ALEM DE SER UM GRANDE AMIGO, FCA COLL KARSH Y FEDERACION MUITOS PARABENS, E UM TE ESPERA CUM TE CONTINUA BEM INFORMADA ATRAVES DESS BLOG, PARABENS.