28 de octubre de 2008

Diáspora caboverdiana




Todos sabemos que o povo caboverdiano é caracterizado como sendo um povo lutador, sofredor, que parte para “terra longe” a procura de melhores condições de vida e a procura de uma forma para sustentar a famlia que com muita dor foi deixada para atrás.

E da mesma forma, nós estudantes caboverdianos residentes no estrangeiro, partimos para os “quatro cantos do mundo” também com o objectivo de obter uma formação academica e profissional para que juntos, possamos desenvolver o nosso querido pais.

Desde ha muitos anos atrás cabo verde vem mantendo uma ligação com alguns paises (de entre eles, os mais frequentes: Portugal, Brasil, Cuba) de forma a abrir novos horizontes e concretizar o sonho de todo o jovem pré-universitário, que é o de obter uma formação e ajudar o nosso pais visto que não temos ainda as maiores condições para abertura de diversas universidades, de áreas e cursos diferentes.

Mas, não é por serem estes paises os mais frequentes, que vamos descartar a possibilidade ter o acesso a vários outros paises incluindo a Bolivia. Leio e oiço vários comentarios, criticas propriamente ditas, a cerca dos estudantes na bolivia, de entre muitas criticas, cito: «os que optam pela bolivia são os que não tem capacidades». Citei esta frase porque de entres outras foi a que mais me chocou, porque na minha opinião ter optado pela bolivia não foi sinómino de fraquesa mais pelo contrario de coragem, força e aventura, especialmente pela minha futura colega e amiga Aline Pires e seu colega Rui que no final do nosso 12° ano foram os primeiros que, determinados e seguros optaram por seguir uma aventura, que para mim foi uma abertura de horizontes. Digo isso porque muitos caboverdianos na medida em que cabo verde mesmo sendo um pais em via de desenvolvimento, possui ainda muitos e muitos jovens com muita capacidade mas *sentem de uma certa forma incapacitados finaceiramente de continuar tanto em cabo verde como no estrangeiro. E mesmo que bolivia faça ainda parte do grupo dos paises subdesenvolvidos é um pais que para muitos, é uma soluçao finaceira e uma forma de fazer seus estudos. pois, o escudo caboverdiano é muito mais elevado que a moeda boliviana.

De uma certa forma, acho que é normal que a sociedade ainda nao consiga “digerir” esta opçao dos caboverdianos visto que segundo a nossa sociedade “nos li na cabo verde é mas desenvolvid ké kis ta ba fasé la” e como toda gente sabe “criol é sempre criol” e por outro lado os conflitos politicos na bolivia mesmo que não afectam os nossos estudantes também é de se compreender que podem causar uma certa preocupaçao visto que graças a Deus no nosso pais não conhecemos os chamados “CONFLITOS” no verdadeiro sentido da palavra.

Mas tudo isso de nenhuma maneira deveria ser considerado como motivo de desanimo porque todos temos direito de lutar pelo nosso futuro.

A cerca da federação caboverdiana de estudantes, foi um boa iniciativa na medida em que perante estes inumeros “contras” a unica solução é de se unir, interajudar-se e sobretudo «distrair-se» dessa saudade todos nos sentimos. E nota-se um grande esforço desta federação rumo ao progresso. E esta união tem de ser forte de forma a enfrentar a nossa sociedade com muita garra determinação para juntos conseguirem o objectivo principal neste momento que é o de instalar uma embaixada caboverdiana na bolivia. Porém, lutar não significa comentar os artigos de uma certa forma inútil, com frases muitas vezes sem significado, porque para ajudar o nosso colega Fidel que muito tem se esforçado no sentido de melhorar as condições dos nossos estudantes, precisam de demostrar a nossas capacidades de expressão, de auto defesa e sobretudo de ser convicente, enfim demostrar que são capazes de se formarem não importa a universidade e o pais, e que são capazes de construir o nosso futuro, e que podem sobretudo ajudar as nossas familias e fazer avançar o nosso pais.

Deixo aqui os meus sinceros votos de sucessos a todos os estudantes caboverdianos na Bolivia e espero que consigam todos alcançar seus objectivos e nunca s esqueçam:
« A união faz a força, a força tras o sucesso e o sucesso leva-nos de volta ao nosso pais.»

Cabo verde sempre nos nossos coraçoes..
Euma Natalina Fortes Lopes

Estudante no segundo ano de Biologia Humana e Tecnologias de saude
Area engenharia de saude

Fauldade de Medecina de Amiens

Université De Picardie Jules Verne

França

No hay comentarios: