30 de mayo de 2010

Uma bênção vinda de terra


Encontro dos estudantes Caboverdianos em Bolívia com o Missionário Flavio Furtado

A FCVEB (Federação Caboverdiana de Estudantes em Bolívia) realizou na passada terça feira um encontro entre o Padre caboverdiano Missionário em Bolívia, Flavio Furtado e a comunidade estudantil caboverdiana residente no mesmo país.

O tão desejado e esperado encontro teve lugar na Universidade Privada Del Valle, onde estudam a maior parte dos caboverdianos. O Padre Missionário, Flavio Furtado demonstrou a sua enorme satisfação por finalmente poder cumprir a vontade dos pais, da FCVEB e a própria de reunir-se com seus patrícios manifestando a sua alegria por ser enviado a esta missão perto dos seus filhos.

O Missionário de 34 anos ordenado em 5 de Julio de 2009, depois de onze anos em Portugal para sua Formação Sacerdotal Missionária (Congregação Espírito Santo), missões em Dakar, Guiné-Bissau, uma pequena passagem na Comunidade Intercultural Espiritual em Espanha e atualmente em Santa Cruz- Bolívia. Com a sua experiência no que diz respeito a estar longe da terra mãe, o Padre Flavio Furtado quis transmitir algumas palavras de união, força e coragem aos caboverdianos residentes em Bolívia já que a vida de estudantes tem a suas barreiras.

O Padre Furtado ainda afirmou ter-se alegrado ao ver como se relacionam a comunidade estudantil caboverdiana em Bolívia e diz ser seu desejo que continuem alimentando e cultivando laços de comunhão, simplicidade, alegria, luta, ou seja, o djunta-mon e a morabeza próprias da natureza caboverdiana. Ainda enfatizou a importância de um bom comportamento uma vez que estamos preparando o caminho para outros, para assim deixar um bom nome e uma boa imagem do nosso país. Para finalizar o seu discurso deixou uma mensagem aos estudantes e outra aos pais dos mesmos:
“Meu apelo é que não percam a identidade cultural, apesar de estarmos longe da nossa terra e, sobretudo não perder a capacidade de testemunhar aquilo que somos, onde quer que estejamos. Aproveitem e desfrutem da diversidade cultural que Bolívia oferece, enfrentem as dificuldades para que saiam fortalecidos e enriquecidos cultural e intelectualmente, ganhando desta forma novos valores que irão colorir a nossa terra e o nosso povo.

Hoje eu acho que correspondi ao desejo de muitos pais! Pois podem estar tranqüilos, porque me demonstraram que se encontram felizes, transparecem dinâmica cultural, criatividade, solidariedade, apesar da nostalgia e preconceitos vividos aqui, por parte de muitos em Cabo Verde. Eu acredito que os vossos filhos unidos vencerão e atingirão todas as suas expectativas.”

O encontro com o Padre Flavio Furtado terminou com a entrega de uma medalha de honor, pelo Presidente da FCVEB Fidel Cardoso em nome de todos os estudantes caboverdianos em Bolívia, depois dos presentes terem recebido uma bênção pelas mãos do Missionário. Ficou também a promessa de em futuro próximo uma deslocação do Padre Flavio Furtado e o Presidente da FCVEB a La Paz, departamento onde residem também alguns estudantes de Cabo Verde, para realização de uma reunião com o mesmo caráter encorajador e fortalecedor.


Margareth G. Lima
(6º Semestre Comunicação, membro de FCVEB)

No hay comentarios: