26 de diciembre de 2008

Natal longe de casa

O Natal é para ser o dia mais alegre do ano. Mas infelizmente, para nós que encontramos longe da nossa familia, do nosso lar, dos nossos amigos, este dia tão importante, é sinónimo de nostalgia, uma certa tristeza e reflexão.

Todo que sentimos não é culpa de ninguém, não temos ninguém para culpar.

Ao recordar as coisas boas que nós partilhamos ao longo dos anos, sentimos uma certa tristeza e saudade destes eternos momentos. Este ‘’ recordar ‘’ , forma assim uma música, muito ouvida diga-se de passagem por estudantes no estrangeiro, sendo portanto estes sentimentos, ‘’ a letra ‘’, acompanhados pelas lágrimas ‘’ a voz ’’ em sintonia com um ritmo de uma melodia tradicional, bem suave de cabo verde.

Mas em esta música, existe uma consequencia muito positiva: A reflexão!

Pois Deus nos deu duas armas secretas para nos ajudar a vencer: Esperança e amor.

Esperança, religiosamente é o que as preces significam. No entanto para nós estudantes aqui em Bolivia significa luta, força, coragem para o alcançar nosso objectivo e como resultado final todos nós desejamos silenciar todos aqueles que infelizmente duvidam da nosso qualidade enquanto a futuros profissonais.

Amor; as vezes encontramos o amor com aqueles que estão mais perto de nós, e que infelizmente são os que esquecemos de valorizar. É quando o caminho fica escuro e estrada se curva que finalmente valorizamos aqueles que agora estão muito longe de nós.

Mas vamos deixar que Deus nos mostre para onde ir. Ele nos dará olhos e nos fará corajosos;
Para frente na esperança, para frente no amor e para frente nos novos dias das nossas vidas!!


Feliz Natal e um Feliz Ano Novo para todos os estudantes caboverdianos no estrangeiro e para toda a sociedade caboverdiana.



Fidel Carlos Cardoso de Pina