Os estudantes caboverdianos em Bolívia não ficaram a margem dos festejos do trigésimo quarto aniversario da sua República de Cabo Verde, a Federação Caboverdiana de Estudantes em Bolívia (F.CV.E.B) levou a cabo uma série de actividades que teve uma duração de três dias, com sua culminação no dia 5 de julho dia da independência.
Ditas actividades tiveram inicio no dia três de julho num campo desportivo da cidade de Cochabamba às 15 horas com a entonação do hino nacional com a abertura de uma gigante bandeira de Cabo Verde. O dia foi repleto de dinamismo e diversidade desportiva. Ás 15 horas e 45 minutos se iniciou o torneio relâmpago de futebol, no qual todas as equipas participantes tinham nomes de barcos conhecidos de Cabo Verde. Para homenagear a nossa cultura, decorriam simultaneamente alguns jogos tradicionais de Cabo Verde como “pidrinha”, ”musquinha”, ”fitxe-fatxe”, rinque, entre outros. Ás 19 horas teve inicio uma partida de basquete com uma duração de 30 minutos. Para animar os presentes realizou-se um sorteio com patrocínio da empresa de comunicação nacional de Bolívia ENTEL. Depois das meias finais, ás 20 horas e 30 minutos as duas equipas finalistas “Mar d’Canal” e “Ferrybote” disputavam a taça do torneiro, donde saiu vencedor o “Mar d’Canal”. A entrega do troféu pôs fim as actividades, onde todos os presentes participaram de uma forma activa aproveitando assim para recordar sua infância.A comemoração seguiu no dia quatro de julho, com uma festa realizada nesta mesma cidade pelas 22 horas. A atração principal foi a actuação ao vivo dos artistas caboverdianos em Bolívia, com um repertorio puro terra, cheio de ritmo e calor que emocionou e encantou tanto a caboverdianos como aos convidados bolivianos e brasileiros. Ás 12 horas em ponto todos os caboverdianos se felicitaram por mais esse aniversario da nossa independência, e a festa seguiu até altas horas.
Cinco de julho, dia da Independência foi a melhor de todas. Apesar de terem estado em festa até tarde, ainda assim foi possível despertar cedo para assistir ás 9 horas a cerimônia solene de levantamento da bandeira de Cabo Verde, na importante Praça das Bandeiras de Cochabamba. Todos cantaram o hino nacional ao som da banda municipal da mesma cidade. Houve intervenções do Vice-Presidente da Câmara de Cochabamba o Sr. Julio Rojas e do Presidente da F.CV.E.B Fidel Cardoso. A cerimônia ainda foi prestigiada com a presença de representantes da universidade Univalle e por um grupo de dança de caboverdianos que animaram o ambiente com a nossa suave morna, atrevida coladera e quente funaná.
Margareth G. Lima
Dóris M. Dos Santos
Margareth G. Lima
Dóris M. Dos Santos


